SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número4Objetivos gerais de um programa de desenvolvimento profissional docenteAprendizagem do professor: uma leitura possível índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

LOPES, Celi Espasandin  y  D'AMBROSIO, Beatriz Silva. Desenvolvimento profissional do professor provocando a agência e a insubordinação criativa. Ciência educ. [online]. 2016, vol.22, n.4, pp.1085-1095. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320160040015.

Este artigo objetiva discutir os atos de insubordinação criativa revelados em narrativas de quatro professoras de matemática participantes de um curso de especialização intitulado Teaching Mathematics in the Early Grades, que contribuiu para o seu desenvolvimento profissional. O curso provocou agência e atos de insubordinação criativa por parte das professoras. A natureza colaborativa do curso, as reflexões e as deliberações sobre estratégias de ensino alternativas e registros de processos da aprendizagem proporcionaram confiança e autoeficácia necessárias para suas práticas e seus atos de insubordinação criativa.

Palabras clave : Formação de professores; Educação matemática; Criatividade; Narrativas autobiográficas.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )