Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ciência & Educação
versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X
Resumen
BOAS, Jamille Vilas y BARBOSA, Jonei Cerqueira. Aprendizagem do professor: uma leitura possível. Ciência educ. [online]. 2016, vol.22, n.4, pp.1097-1107. ISSN 1980-850X. https://doi.org/10.1590/1516-731320160040016.
Este é um trabalho teórico que tem como objetivo revisitar o conceito de aprendizagem do professor à luz dos estudos de Jean Lave e Etienne Wenger. Exploramos o conceito de aprendizagem como uma mudança nos padrões de participação do sujeito em uma determinada prática, além de discutir sobre a prática pedagógica escolar. Concluímos que a aprendizagem do professor pode ser entendida como uma mudança nos padrões de participação na prática pedagógica em que este exerce a tarefa do ensino - aprendizagem na docência - e mudanças nos padrões de participação em outras práticas que podem provocar a mudança na participação na prática pedagógica escolar - aprendizagem para a docência.
Palabras clave : Formação continuada de professores; Aprendizagem; Prática pedagógica; Participação.