SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número4Desenvolvimento profissional do professor provocando a agência e a insubordinação criativa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

BOAS, Jamille Vilas  y  BARBOSA, Jonei Cerqueira. Aprendizagem do professor: uma leitura possível. Ciência educ. [online]. 2016, vol.22, n.4, pp.1097-1107. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320160040016.

Este é um trabalho teórico que tem como objetivo revisitar o conceito de aprendizagem do professor à luz dos estudos de Jean Lave e Etienne Wenger. Exploramos o conceito de aprendizagem como uma mudança nos padrões de participação do sujeito em uma determinada prática, além de discutir sobre a prática pedagógica escolar. Concluímos que a aprendizagem do professor pode ser entendida como uma mudança nos padrões de participação na prática pedagógica em que este exerce a tarefa do ensino - aprendizagem na docência - e mudanças nos padrões de participação em outras práticas que podem provocar a mudança na participação na prática pedagógica escolar - aprendizagem para a docência.

Palabras clave : Formação continuada de professores; Aprendizagem; Prática pedagógica; Participação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )