SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1Structural mapping of analogies used in a class about chemical kinetics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

MARTINS, Marina  and  JUSTI, Rosária. Uma nova metodologia para analisar raciocínios argumentativos. Ciência educ. [online]. 2017, vol.23, n.1, pp.7-27. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320170010002.

Neste artigo, propomos uma ferramenta metodológica para analisar os raciocínios argumentativos expressos por estudantes do ensino médio em um contexto de controvérsia. Coletamos os dados a partir de um questionário que busca investigar como eles utilizam evidências e as relacionam em diferentes justificativas para dar suporte ao ponto de vista que defendem. Na análise, classificamos os elementos dos argumentos elaborados e identificamos os níveis de complexidade das relações estabelecidas entre os elementos de um argumento, visando analisar o raciocínio argumentativo expresso por eles. Os resultados mostram que a ferramenta é promissora, pois considera os elementos e as relações entre eles presentes no discurso dos sujeitos; contribui para que se entenda como os estudantes constroem seus argumentos para apoiar suas visões; e pode ser usada em diferentes contextos.

Keywords : Ensino médio; Raciocínio argumentativo; Metodologia de análise; Argumentação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )