SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Mapeamento estrutural de analogias enunciadas em uma aula sobre cinética química índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

MARTINS, Marina  e  JUSTI, Rosária. Uma nova metodologia para analisar raciocínios argumentativos. Ciência educ. [online]. 2017, vol.23, n.1, pp.7-27. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320170010002.

Neste artigo, propomos uma ferramenta metodológica para analisar os raciocínios argumentativos expressos por estudantes do ensino médio em um contexto de controvérsia. Coletamos os dados a partir de um questionário que busca investigar como eles utilizam evidências e as relacionam em diferentes justificativas para dar suporte ao ponto de vista que defendem. Na análise, classificamos os elementos dos argumentos elaborados e identificamos os níveis de complexidade das relações estabelecidas entre os elementos de um argumento, visando analisar o raciocínio argumentativo expresso por eles. Os resultados mostram que a ferramenta é promissora, pois considera os elementos e as relações entre eles presentes no discurso dos sujeitos; contribui para que se entenda como os estudantes constroem seus argumentos para apoiar suas visões; e pode ser usada em diferentes contextos.

Palavras-chave : Ensino médio; Raciocínio argumentativo; Metodologia de análise; Argumentação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )