SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1A new methodology for analysing argumentative reasoningTeaching and analysis of a chemistry didactic sequence: contributions for reflective pre-service teacher training author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

FERRY, Alexandre da Silva  and  PAULA, Helder de Figueirêdo e. Mapeamento estrutural de analogias enunciadas em uma aula sobre cinética química. Ciência educ. [online]. 2017, vol.23, n.1, pp.29-50. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320170010003.

Este artigo recorreu à Teoria do Mapeamento Estrutural das comparações proposta por Dedre Gentner para responder a duas questões de pesquisa: (i) quais características nos permitem identificar uma comparação estabelecida por um professor como sendo uma analogia?; (ii) que articulação é estabelecida entre comparações distintas que tratam de um mesmo tema, conceito ou modelo científico? Para responder a essas e a outras questões, observamos e registramos em áudio e vídeo uma sequência de ensino. Para a elaboração deste trabalho, selecionamos, transcrevemos e mapeamos estruturalmente quatro comparações produzidas por professor em uma mesma aula. A análise evidenciou a complexidade e a sofisticação de algumas analogias construídas pelo professor e a forma como elas são preparadas a partir de comparações menos complexas. Por fim, o trabalho também mostra o potencial do mapeamento estrutural de comparações como ferramenta para a análise do uso desse recurso discursivo como mediação para o ensino de Química.

Keywords : Ensino de química; Analogia; Mapeamento estrutural de comparações; Ensino de ciências.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )