SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Emprego de um software baseado em mineração de texto e apresentação gráfica multirrepresentacional como apoio à aprendizagem de conceitos científicos a partir de textos no Ensino FundamentalA aprendizagem de genética à luz da Teoria Fundamentada: um ensaio preliminar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

HERNECK, Heloisa Raimunda; FERRACO, Carlos Eduardo  e  TEIXEIRA, Maria Filomena Rodrigues. Sexualidade e educação: o Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Coimbra-PT enquanto espaço de formação. Ciência educ. [online]. 2017, vol.23, n.1, pp.111-124. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320170010007.

Esse artigo objetiva relatar o desenvolvimento de uma formação de voluntários para intervenção no Projeto Nacional de Educação pelos pares da Fundação Portuguesa 'A Comunidade Contra a SIDA' - trata-se de uma pesquisa de pós-doutorado realizada em Coimbra, Portugal. A abordagem metodológica adotada foi a da pesquisa nos/dos/com os cotidianos, discutindo a formação continuada de docentes, a partir dos cotidianos escolares e dos regimes de verdade partilhados sobre sexualidades, especialmente em relação à população LGBTTI. Considera-se a experiência portuguesa relevante para refletir sobre as ausências de discursos que promovam o debate de outras vidas possíveis no ambiente escolar a partir de formação docente em Portugal e no Brasil.

Palavras-chave : Sexualidade; Educação sexual; Formação continuada de professores; Portugal; AIDS.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )