SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1Sexuality and education: the Counseling Center and Youth Guidance (CAOJ) of Coimbra, Portugal, as a training spaceDifferentiating epistemic sophistication degrees during the process of solving an electrostatic problem author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

SILVA, Cirlande Cabral da  and  KALHIL, Josefina Barrera. A aprendizagem de genética à luz da Teoria Fundamentada: um ensaio preliminar. Ciência educ. [online]. 2017, vol.23, n.1, pp.125-140. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320170010008.

O presente trabalho versa sobre as dificuldades que os alunos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal do Amazonas enfrentam quando estudam a disciplina Genética. Diante desse panorama, fizemos um ensaio preliminar para elaborar uma Teoria Substantiva que explicasse o motivo pelo qual ocorria tal fenômeno. Diante disso, seguimos os três passos recomendados pela Teoria Fundamentada: (1) a codificação aberta; (2) a codificação axial e (3) a codificação seletiva. Os métodos da Teoria Fundamentada se basearam em diretrizes sistemáticas, ainda que flexíveis, para coletar e analisar os dados visando à construção de teorias. Portanto, para esse estudo, elaboramos a seguinte Teoria Substantiva: a dificuldade de compreensão dos assuntos de Genética leva o aluno a uma interpretação incompleta dos fatos (fenômenos) em decorrência de uma percepção esporádica, não desenvolvendo assim atitudes reflexivas para o devido entendimento (entende, mas não interpreta) dos assuntos relacionados à Genética.

Keywords : Ensino superior; Ensino de biologia; Genética; Teoria fundamentada.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )