SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1Differentiating epistemic sophistication degrees during the process of solving an electrostatic problemMultidimensional and Bakhtinian discourse analysis of dissertations designed in the context of a professional master's degree in Physics education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

RAMOS, João Eduardo Fernandes  and  PIASSI, Luís Paulo. O insólito e a física moderna: interfaces didáticas do conto fantástico. Ciência educ. [online]. 2017, vol.23, n.1, pp.163-180. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320170010010.

O presente artigo trata da relação entre Física e Literatura, representada pelo conto fantástico, e suas possibilidades didáticas. Optamos pelo conto, por se tratar de um gênero de leitura rápida, e, selecionamos a literatura fantástica, caracterizada pela hesitação entre o estranho e o maravilhoso e que, ao criar na mente uma reversão diametral, acaba por representar possibilidades educacionais. Nosso objetivo é pensar como os contos fantásticos, podem suscitar a abordagem de conceitos e temáticas da Física. Para tanto, selecionamos três contos de escritores consagrados da literatura: Edgar Allan Poe, Jorge Luís Borges e Murilo Rubião. Como análise, realizamos um estudo literário das obras a partir da semiótica greimasiana, e, com isso, relacionamos o fantástico com a Física, em particular com as concepções contra-intuitivas proporcionadas pela Física. Esta relação nos convida a refletir sobre o próprio conceito de realidade Física, aspecto desejável, mas pouco abordado na educação em ciências.

Keywords : Física moderna e contemporânea; Literatura fantástica; Ciência e literatura; Educação científica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )