SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1Multidimensional and Bakhtinian discourse analysis of dissertations designed in the context of a professional master's degree in Physics educationProblem, meaning and significance: the multiplicity in Mathematical Modeling author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

SCHELLER, Morgana et al. Modelagem nos anos iniciais da educação básica: como os estudantes modelam situações-problema?. Ciência educ. [online]. 2017, vol.23, n.1, pp.197-217. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320170010012.

Neste artigo objetiva-se compreender e analisar como estudantes dos Anos Iniciais da Educação Básica, em atividade de Modelagem, resolvem situações-problema que podem requerer domínio algébrico simbólico e que linguagens fazem uso na expressão dos modelos. Os dados empíricos advieram de uma das práticas de Modelagem desenvolvidas com 16 estudantes de escola pública durante 11 horas/aula, no período de junho e julho/2015 e foram obtidos dos materiais produzidos pelos estudantes, gravações de áudio e vídeo e observação realizada durante a prática sobre a numeração do calçado de uma pessoa. No processo os estudantes propuseram modelo estabelecendo relações numéricas entre as variáveis, obtendo generalização e realizando previsões. A análise evidenciou que eles resolvem situação-problema apresentando modelos nas linguagens natural, numérica e tabular, evidenciando domínio algébrico característico do pensamento algébrico anterior à linguagem simbólica, pertinente ao nível de escolaridade, e extrapolam objetivos referentes a realização de previsão a partir do modelo.

Keywords : Educação básica; Modelagem na educação; Ensino e pesquisa; Álgebra.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )