SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Modelagem nos anos iniciais da educação básica: como os estudantes modelam situações-problema?Análise semiótico-psicanalítica de uma representação visual da burrice no ensino-aprendizagem de matemática índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

WEINGARTEN, Tiago  y  VECCHIA, Rodrigo Dalla. Problema, sentido e significado: a multiplicidade em Modelagem Matemática. Ciência educ. [online]. 2017, vol.23, n.1, pp.219-235. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320170010013.

Este artigo tem como objetivo discutir a multiplicidade de possibilidades para determinação de problemas inerentes à Modelagem Matemática, quando a problemática investigada parte do interesse dos estudantes. Adentro ao contexto, buscaremos compreender os aspectos referentes ao entrelaçamento entre problema, sentido e significado representados pelas proposições. O contexto de pesquisa envolveu problemas oriundos do cotidiano dos alunos matriculados nas disciplinas de Pesquisa Operacional I e II do curso de Engenharia de Produção de uma universidade do estado do Rio Grande do Sul. A Abordagem metodológica foi qualitativa. Como principal resultado destacamos o papel do propositor do problema e a influência do sentido como orientador do processo de determinação do problema frente às potenciais multiplicidades de encaminhamentos apresentadas pelas significações conceituais.

Palabras clave : Educação matemática; Proposição; Transformação; Modelagem matemática.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )