SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Problema, sentido e significado: a multiplicidade em Modelagem MatemáticaAvaliação de habilidades matemáticas em crianças com síndrome de Down e com desenvolvimento típico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

LOPES, José Passos. Análise semiótico-psicanalítica de uma representação visual da burrice no ensino-aprendizagem de matemática. Ciência educ. [online]. 2017, vol.23, n.1, pp.237-254. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320170010014.

Este artigo objetiva analisar uma figura como representação visual ou signo da burrice no ensino-aprendizagem da matemática, que afetou 23 alunos de pedagogia com lembranças perturbadoras capazes de provocar falhas em seus testes de realidade. Analisaram-se dois formulários, um com associações livres da figura e outro com dissertações dos alunos, fazendo-se a leitura semiótico-psicanalítica dos dados. Os referenciais utilizados foram a teoria dos signos, com o estudo de Santaella das matrizes das linguagens e pensamento visual e verbal; as teorias dos interpretantes e da percepção de Peirce; e conceitos psicanalíticos. Os resultados apontaram uma maioria de associações referenciais opinativas. As palavras (remas) mais associadas foram burro, soma, errado, produzindo a proposição (dicissigno) opinativa: o burro soma errado. Concluiu-se que a opinião, de certa forma, expressa uma falha no teste de realidade, uma fuga de se enfrentar o desprazer que a figura causava.

Palabras clave : Educação matemática; Semiótica -psicanalítica; Interpretação de imagens; Pedagogia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )