SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Análise semiótico-psicanalítica de uma representação visual da burrice no ensino-aprendizagem de matemáticaLas metáforas sobre el profesor y el aprendizaje de estudiantes de Maestría de Brasil y España índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

COSTA, Ailton Barcelos da; PICHARILLO, Alessandra Daniele Messali  y  ELIAS, Nassim Chamel. Avaliação de habilidades matemáticas em crianças com síndrome de Down e com desenvolvimento típico. Ciência educ. [online]. 2017, vol.23, n.1, pp.255-272. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320170010015.

O conhecimento matemático é considerado fundamental para qualquer pessoa ter uma vida independente, sendo considerada uma disciplina de grande dificuldade de aprendizado, tanto por pessoas com desenvolvimento típico quanto por aquelas com deficiência intelectual. O presente estudo avaliou as habilidades matemáticas em 11 crianças com síndrome de Down (SD) e dez com desenvolvimento típico, com idade entre seis e dez anos, nos aspectos discretos e contínuos. Foi desenvolvido, em forma de protocolo, um procedimento de levantamento de habilidades matemáticas básicas, o qual foi aplicado, após sua criação, em forma de teste. Os resultados indicam o desempenho mais baixo dos participantes com SD em comparação com aqueles com desenvolvimento típico. Tal desempenho mais baixo pode estar ligado às dificuldades nas habilidades que requeiram atenção, memória, raciocínio e abstração, fundamentais para o aprendizado acadêmico em geral.

Palabras clave : Deficiência intelectual; Habilidades; Educação matemática; Educação Infantil; Educação especial; Síndrome de Down.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )