SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Análise da linguagem de textos de divulgação científica em livros didáticos: contribuições para o ensino de biologia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

WATANABE, Graciella  y  KAWAMURA, Maria Regina. A divulgação científica e os físicos de partículas: a construção social de sentidos e objetivos. Ciência educ. [online]. 2017, vol.23, n.2, pp.303-320. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320170020002.

Analisa-se, nessa investigação, a partir da sociologia de Pierre Bourdieu, a visão de um grupo de físicos de partículas brasileiros e europeus sobre como são compreendidos seus trabalhos de divulgação no campo científico. São investigados profissionais que desenvolvem atividades de aproximação com o público na Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN), visando compreender as dimensões sociais que são negociadas entre os agentes desse subcampo, de modo implícito e explícito, no jogo de poder do campo científico. Procura-se salientar dimensões de reconhecimento, desencanto, disputas, perdas e ganhos na carreira científica, que levam esses físicos a seguirem produzindo e participando de atividades de divulgar. Pretende-se, com essa análise, chamar atenção para aspectos sociais que influenciam as ações desses profissionais no direcionamento de suas atividades, em suas carreiras científicas e na distribuição de capitais científicos (político e puro), quando esses pesquisadores trabalham em prol da divulgação em um laboratório de excelência científica.

Palabras clave : Divulgação científica; Cientista; Campo científico; Físico de partículas; Pierre Bourdieu.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )