SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2A divulgação científica e os físicos de partículas: a construção social de sentidos e objetivosAnálise da práxis docente em Biologia no ensino secundário português índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

SOUZA, Pedro Henrique Ribeiro de  e  ROCHA, Marcelo Borges. Análise da linguagem de textos de divulgação científica em livros didáticos: contribuições para o ensino de biologia. Ciência educ. [online]. 2017, vol.23, n.2, pp.321-340. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320170020003.

A utilização de textos de Divulgação Científica (DC) no Ensino de Ciências consiste em prática estimulada por diversos autores para contextualizar o conteúdo escolar. Por ser voltada ao público não especializado, a DC articula discursos científico e didático, facilitando sua leitura. Livros didáticos de Ciências e de Biologia apresentam textos de DC, selecionados para diversificar suas fontes de informação. Este trabalho analisou linguagem e discurso de 17 textos de DC sobre Biologia Animal, presentes em cinco coleções didáticas de Biologia para o Ensino Médio. Constatou-se preferência por textos mais didáticos ou com equilíbrio dos traços de didaticidade, cientificidade ou laicidade. Identificou-se analogias e metáforas, auxiliando na explicação de termos científicos, e poucos erros conceituais. Conclui-se que a articulação entre DC e Ensino de Biologia, promovida pelos livros didáticos, pode contribuir para a formação de leitores, cabendo aos professores lerem e selecionarem textos mais adequados às suas aulas.

Palavras-chave : Divulgação científica; Livro didático; Ensino de biologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )