SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2Language analyses of popular science texts in textbooks: contributions to Biology teachingKnowing is not enough for action: review and reflections on the relationship between knowledge and the adoption of environmental behaviours author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

MEDEIROS, Francisca Valkiria Gomes de; CATUNDA, Ana Gláudia Vasconcelos; RODRIGUES, Maria José Afonso Magalhães  and  CAVALCANTE, Cícero Antônio Maia. Análise da práxis docente em Biologia no ensino secundário português. Ciência educ. [online]. 2017, vol.23, n.2, pp.341-356. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320170020004.

A pesquisa objetivou analisar as práticas pedagógicas empregadas pelos professores portugueses de Biologia que favorecessem o desenvolvimento de habilidades e de competências no ensino desta disciplina. Participaram deste estudo 94% dos professores de Biologia atuantes no Ensino Secundário da cidade portuguesa de Bragança (Nordeste de Portugal). A pesquisa caracteriza-se por seus aspectos qualitativos, descritivos e interpretativos. Para o levantamento dos dados, recorremos à entrevista semiestruturada; posteriormente os relatos foram transcritos e submetidos à análise de conteúdo. Os resultados revelaram que a infraestrutura existente nas escolas, a disponibilidade de bons equipamentos e de recursos são diferenciais no Ensino Secundário português. Entretanto, as dificuldades dos estudantes com o domínio da língua portuguesa, da matemática, entre outros, são grandes desafios a serem superados. Diante disso, conclui-se que uma práxis diversificada, que utilize estratégias como aulas laboratoriais e de campo, que utilize jogos educativos e aprendizagem cooperativa, pode melhorar a qualidade do ensino de Biologia.

Keywords : Ensino de biologia; Prática docente; Ensino médio; Exame nacional de educação; Portugal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )