SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Saber no alcanza para actuar: revisión y reflexiones acerca de la relación entre el conocimiento y la adopción de conductas ambientalesO perfil das questões de ciências naturais do novo Enem: interdisciplinaridade ou contextualização? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

XAVIER, Allan Moreira; STEIL, Leonardo José  e  MENA-CHALCO, Jesus Pascual. (Inter)disciplinaridade e transversalidades: o projeto de formação superior da Universidade Federal do ABC. Ciência educ. [online]. 2017, vol.23, n.2, pp.373-390. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320170020006.

Interdisciplinaridade é um dos principais enunciados que atravessam e nominalizam o currículo do Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T) da Universidade Federal do ABC (UFABC) cujos agenciamentos estão em constante devir: molecular e molar. Com intuito de compreender como se dão as relações curriculares no projeto pedagógico e quais os regimes de verdade apresentados na idealização e na execução desse projeto no que trata dos enunciados de interdisciplinaridade, realizou-se um levantamento arqueológico dos discursos para a análise deles na perspectiva foucaultiana, com entrevistas semiestruturadas, documentos oficiais (projetos pedagógicos, normativas e legislação) e grafos elaborados a partir das ementas das unidades curriculares. A compreensão de que a interdisciplinaridade, em sua derivação atitudinal, é integradora de conhecimentos diverge da lógica transversal rizomática que pode ser estabelecida no exercício flexível do currículo que escapa às normatizações e produz singularidades curriculares.

Palavras-chave : Ensino superior; Currículo; Interdisciplinaridade; Análise do discurso.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )