SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2(Inter)disciplinarity and transversalities: UFABC's higher educational programThe school efficiency crisis beyond its walls: the social, cultural and economic capital's influence in science scholar achievement author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

STADLER, João Paulo  and  HUSSEIN, Fabiana Roberta Gonçalves e Silva. O perfil das questões de ciências naturais do novo Enem: interdisciplinaridade ou contextualização?. Ciência educ. [online]. 2017, vol.23, n.2, pp.391-402. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320170020007.

Investigar o perfil das questões de Ciências Naturais (CN) do Novo Enem constitui um papel importante para compreender o ensino desta área em sala de aula, tendo em vista a importância atribuída ao exame no planejamento da prática docente. Com o emprego da análise de conteúdo categorial, balizada pelos conteúdos descritos nos PCN+ e nos livros do PNLD, foi possível classificar as questões de CN do Novo Enem de 2009 a 2014 de acordo com a presença de interdisciplinaridade ou contextualização em seus enunciados. Após a análise, foi possível perceber que, em contrariedade aos pressupostos, a avaliação do Novo Enem é predominantemente disciplinar (contextual) e que existem questões que apresentam um caráter altamente interdisciplinar, não observado na prática docente. Em suma, é necessário que haja coesão entre o que é delimitado, ensinado e cobrado dos alunos.

Keywords : Enem; Interdisciplinaridade; Contextualização; Ciências naturais; Análise de conteúdo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )