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Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

STADLER, João Paulo  y  HUSSEIN, Fabiana Roberta Gonçalves e Silva. O perfil das questões de ciências naturais do novo Enem: interdisciplinaridade ou contextualização?. Ciência educ. [online]. 2017, vol.23, n.2, pp.391-402. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320170020007.

Investigar o perfil das questões de Ciências Naturais (CN) do Novo Enem constitui um papel importante para compreender o ensino desta área em sala de aula, tendo em vista a importância atribuída ao exame no planejamento da prática docente. Com o emprego da análise de conteúdo categorial, balizada pelos conteúdos descritos nos PCN+ e nos livros do PNLD, foi possível classificar as questões de CN do Novo Enem de 2009 a 2014 de acordo com a presença de interdisciplinaridade ou contextualização em seus enunciados. Após a análise, foi possível perceber que, em contrariedade aos pressupostos, a avaliação do Novo Enem é predominantemente disciplinar (contextual) e que existem questões que apresentam um caráter altamente interdisciplinar, não observado na prática docente. Em suma, é necessário que haja coesão entre o que é delimitado, ensinado e cobrado dos alunos.

Palabras clave : Enem; Interdisciplinaridade; Contextualização; Ciências naturais; Análise de conteúdo.

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