SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2The profile of natural sciences in new Enem questions: interdisciplinarity or contextualization?Investigative activities in disciplines of Science and the development of cognitive skills of students of basic education: relations with executive functions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

VILELA-RIBEIRO, Eveline Borges  and  BENITE, Anna Maria Canavarro. A crise de eficiência da escola para além de seus muros: a influência dos capitais social, cultural e econômico no desempenho escolar em ciências. Ciência educ. [online]. 2017, vol.23, n.2, pp.403-418. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320170020008.

Avaliamos de que modo os capitais social, cultural e econômico dos estudantes do ensino secundário afetam, em escala global, o seu desempenho em ciências e teorizamos de que maneira esses resultados se relacionam à crise educacional tal como predita o modelo neoliberal. Utilizamos os resultados de ciências das avaliações realizadas pelo Programme for International Student Assessment (PISA) no ano de 2009 por diversos países e os relacionamos com índices de capitais cultural, social e econômico criados a partir de dados internacionais. Analisamos, no programa Statistica, de que maneira cada um dos capitais se relaciona ao desempenho dos países em ciências. Construímos, para isso, figuras que relacionam os capitais ao seu desempenho em ciências. Os resultados mostram que o capital econômico é fundamental ao bom desempenho em ciências; apenas o atrelamento entre todos os capitais (econômicos, sociais e culturais) é que pode fornecer, entretanto, uma explicação mais completa para os resultados.

Keywords : Ensino médio; Ensino de ciências; Neoliberalismo; Desempenho escolar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )