SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2Investigative activities in disciplines of Science and the development of cognitive skills of students of basic education: relations with executive functionsMathematics Education and Computer Science in school: does learning to code foster the learning of Mathematics? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

ROSA, Josélia Euzébio  and  HOBOLD, Ediséia Suethe Faust. O modelo da tabuada na proposição davydoviana. Ciência educ. [online]. 2017, vol.23, n.2, pp.437-454. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320170020010.

Davýdov, doutor em Psicologia e seguidor de Vygotski, coordenou o processo de elaboração de uma proposta para o ensino de Matemática na Rússia, a partir dos fundamentos da Teoria Histórico-Cultural. Tal proposição foi publicada por meio de livros didáticos e manuais de orientação ao professor. Esse material constituiu a fonte de dados da pesquisa apresentada neste artigo, cujo objetivo foi investigar o modelo da relação essencial da tabuada na proposição davydoviana. Para tanto, selecionamos três tarefas do material didático davydoviano, cuja análise possibilitou revelar os elementos que constituem a essência da tabuada e como estes se relacionam e conformam o modelo universal em um sistema de representações objetal, gráfica e literal.

Keywords : Teoria histórico-cultural; Davýdov; Proposição de ensino; Educação matemática; Tabuada.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )