SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Atividades de investigação na disciplina de Ciências e desenvolvimento de habilidades cognitivas relacionadas a funções executivasEducação Matemática & Ciência da Computação na escola: aprender a programar fomenta a aprendizagem de matemática? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

ROSA, Josélia Euzébio  y  HOBOLD, Ediséia Suethe Faust. O modelo da tabuada na proposição davydoviana. Ciência educ. [online]. 2017, vol.23, n.2, pp.437-454. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320170020010.

Davýdov, doutor em Psicologia e seguidor de Vygotski, coordenou o processo de elaboração de uma proposta para o ensino de Matemática na Rússia, a partir dos fundamentos da Teoria Histórico-Cultural. Tal proposição foi publicada por meio de livros didáticos e manuais de orientação ao professor. Esse material constituiu a fonte de dados da pesquisa apresentada neste artigo, cujo objetivo foi investigar o modelo da relação essencial da tabuada na proposição davydoviana. Para tanto, selecionamos três tarefas do material didático davydoviano, cuja análise possibilitou revelar os elementos que constituem a essência da tabuada e como estes se relacionam e conformam o modelo universal em um sistema de representações objetal, gráfica e literal.

Palabras clave : Teoria histórico-cultural; Davýdov; Proposição de ensino; Educação matemática; Tabuada.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )