SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2The multiplication table model by DavýdovDifferential and Integral Calculus and Analytical Geometry and Linear Algebra in distance learning author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

MORAIS, Anuar Daian de; BASSO, Marcus Vinicius de Azevedo  and  FAGUNDES, Léa da Cruz. Educação Matemática & Ciência da Computação na escola: aprender a programar fomenta a aprendizagem de matemática?. Ciência educ. [online]. 2017, vol.23, n.2, pp.455-473. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320170020011.

Nesse artigo propõe-se uma discussão para compreender como é possível promover a aprendizagem da matemática quando se aprende a programar. O objetivo é propor que a Educação Matemática possa ser um meio alternativo para a inserção da Ciência da Computação na escola básica. O debate decorre de uma pesquisa de doutorado que investigou como ocorre o desenvolvimento do raciocínio condicional em tal contexto de aprendizagem. São realizadas considerações sobre a importância da inserção da Ciência da Computação na escola e do desenvolvimento do Pensamento Computacional, além de apresentar exemplos de como aprender a programar fomenta a aprendizagem de matemática. O presente estudo também indica a relação intrínseca entre a lógica e a matemática.

Keywords : Educação matemática; Ciência da computação; Ensino e aprendizagem; Ensino básico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )