SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2O modelo da tabuada na proposição davydovianaCálculo Diferencial e Integral e Geometria Analítica e Álgebra Linear na educação a distância índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

MORAIS, Anuar Daian de; BASSO, Marcus Vinicius de Azevedo  y  FAGUNDES, Léa da Cruz. Educação Matemática & Ciência da Computação na escola: aprender a programar fomenta a aprendizagem de matemática?. Ciência educ. [online]. 2017, vol.23, n.2, pp.455-473. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320170020011.

Nesse artigo propõe-se uma discussão para compreender como é possível promover a aprendizagem da matemática quando se aprende a programar. O objetivo é propor que a Educação Matemática possa ser um meio alternativo para a inserção da Ciência da Computação na escola básica. O debate decorre de uma pesquisa de doutorado que investigou como ocorre o desenvolvimento do raciocínio condicional em tal contexto de aprendizagem. São realizadas considerações sobre a importância da inserção da Ciência da Computação na escola e do desenvolvimento do Pensamento Computacional, além de apresentar exemplos de como aprender a programar fomenta a aprendizagem de matemática. O presente estudo também indica a relação intrínseca entre a lógica e a matemática.

Palabras clave : Educação matemática; Ciência da computação; Ensino e aprendizagem; Ensino básico.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )