SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2Mathematics Education and Computer Science in school: does learning to code foster the learning of Mathematics?Analyses of the personal didactic models presented by a group of teachers training to teach Chemistry author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

FORNARI, Aline; CARGNIN, Claudete; GASPARIN, Priscila Pigatto  and  ARAUJO, Everton Coimbra de. Cálculo Diferencial e Integral e Geometria Analítica e Álgebra Linear na educação a distância. Ciência educ. [online]. 2017, vol.23, n.2, pp.475-492. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320170020012.

O presente artigo apresenta reflexões sobre a oferta das disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral I e de Geometria Analítica e Álgebra Linear na modalidade à distância, pela UTFPR, a qual teve início no ano de 2014. Os dados foram obtidos por meio de questionários aplicados aos alunos ao final de cada um dos semestres letivos, em diversos câmpus onde o projeto foi implantado. Os dados indicam que, apesar das dificuldades inerentes ao conteúdo específico e da modalidade, os alunos estão cientes de que a Educação a Distância exige autodisciplina, responsabilidade e motivação, uma vez que preconiza a autonomia discente frente à sua aprendizagem. Os alunos que estudam todo o conteúdo, participam das monitorias e atendimentos e realizam todas as atividades, têm tido maior aprovação nas disciplinas. Frente às análises realizadas, houve alterações no projeto e no material disponibilizado, visando à melhoria contínua no processo de ensino e a aprendizagem.

Keywords : Ensino superior; Ensino a distância; Ambiente virtual de aprendizagem; Ensino de matemática.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )