SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Educação Matemática & Ciência da Computação na escola: aprender a programar fomenta a aprendizagem de matemática?Análise dos modelos didáticos pessoais apresentados por um grupo de licenciandos em Química índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

FORNARI, Aline; CARGNIN, Claudete; GASPARIN, Priscila Pigatto  y  ARAUJO, Everton Coimbra de. Cálculo Diferencial e Integral e Geometria Analítica e Álgebra Linear na educação a distância. Ciência educ. [online]. 2017, vol.23, n.2, pp.475-492. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320170020012.

O presente artigo apresenta reflexões sobre a oferta das disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral I e de Geometria Analítica e Álgebra Linear na modalidade à distância, pela UTFPR, a qual teve início no ano de 2014. Os dados foram obtidos por meio de questionários aplicados aos alunos ao final de cada um dos semestres letivos, em diversos câmpus onde o projeto foi implantado. Os dados indicam que, apesar das dificuldades inerentes ao conteúdo específico e da modalidade, os alunos estão cientes de que a Educação a Distância exige autodisciplina, responsabilidade e motivação, uma vez que preconiza a autonomia discente frente à sua aprendizagem. Os alunos que estudam todo o conteúdo, participam das monitorias e atendimentos e realizam todas as atividades, têm tido maior aprovação nas disciplinas. Frente às análises realizadas, houve alterações no projeto e no material disponibilizado, visando à melhoria contínua no processo de ensino e a aprendizagem.

Palabras clave : Ensino superior; Ensino a distância; Ambiente virtual de aprendizagem; Ensino de matemática.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )