SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Cálculo Diferencial e Integral e Geometria Analítica e Álgebra Linear na educação a distânciaAtividades experimentais no ensino da química: distanciamentos e aproximações da avaliação de quarta geração índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

SANTOS JUNIOR, João Batista  y  SILVA, Fernanda Keila Marinho da. Análise dos modelos didáticos pessoais apresentados por um grupo de licenciandos em Química. Ciência educ. [online]. 2017, vol.23, n.2, pp.493-506. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320170020013.

O objetivo do artigo é apresentar e discutir a influência das disciplinas pedagógicas na formação profissional de um grupo de licenciandos do curso de Química de uma universidade federal do estado de São Paulo. Para isso, utilizou-se um instrumento baseado nos modelos didáticos propostos por García Pérez nos anos 2000. Os resultados permitiram a identificação dos modelos didáticos desses alunos e indicaram que alunos que cursaram maior número de disciplinas de natureza didático-pedagógicas apresentaram modelos didáticos pessoais mais organizados e consistentes. Essa análise corrobora com resultados de outros estudos que apontam para a necessidade de articulação das disciplinas científicas com as pedagógicas e possibilitam lançar inferências sobre a construção da grade curricular e o próprio desenho do curso de formação de professores.

Palabras clave : Modelos didáticos; Formação inicial de professores; Ensino de química; Ensino superior.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )