SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2Experimental activities in the teaching of chemistry: detachment and appropriation of the fourth generation of evaluationAn analysis of actions of a teacher in a classroom which has students with visual impairment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

MESSEDER NETO, Hélio da Silva  and  MORADILLO, Edilson Fortuna de. O jogo no ensino de química e a mobilização da atenção e da emoção na apropriação do conteúdo científico: aportes da psicologia histórico-cultural. Ciência educ. [online]. 2017, vol.23, n.2, pp.523-540. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320170020015.

Este trabalho apresenta uma pesquisa empírica de cunho qualitativo que mostra algumas possibilidades do jogo didático para mobilizar a atenção e a emoção dos estudantes em aulas de química no ensino superior. Seu referencial teórico-metodológico é a psicologia histórico-cultural. Como resultado, a pesquisa mostra que o jogo permite que os estudantes fiquem mais atentos ao conteúdo do que numa aula comum, uma vez que a situação de regras e liberdade cerceada da atividade lúdica mantêm o aluno atento ao conteúdo científico atuando na sua zona de desenvolvimento próximo. No caso da emoção, vemos que o jogo pode deixar nos estudantes marcas emocionais que os ajudam a reconhecer sua capacidade de aprender ciência e torna o conteúdo mais facilmente compreensível e recordável.

Keywords : Ludicidade; Jogos; Ensino de química; Psicologia histórico-cultural; Ensino superior.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )