SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Atividades experimentais no ensino da química: distanciamentos e aproximações da avaliação de quarta geraçãoUma análise das ações do professor em uma sala de aula em que estão presentes estudantes com deficiência visual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

MESSEDER NETO, Hélio da Silva  e  MORADILLO, Edilson Fortuna de. O jogo no ensino de química e a mobilização da atenção e da emoção na apropriação do conteúdo científico: aportes da psicologia histórico-cultural. Ciência educ. [online]. 2017, vol.23, n.2, pp.523-540. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320170020015.

Este trabalho apresenta uma pesquisa empírica de cunho qualitativo que mostra algumas possibilidades do jogo didático para mobilizar a atenção e a emoção dos estudantes em aulas de química no ensino superior. Seu referencial teórico-metodológico é a psicologia histórico-cultural. Como resultado, a pesquisa mostra que o jogo permite que os estudantes fiquem mais atentos ao conteúdo do que numa aula comum, uma vez que a situação de regras e liberdade cerceada da atividade lúdica mantêm o aluno atento ao conteúdo científico atuando na sua zona de desenvolvimento próximo. No caso da emoção, vemos que o jogo pode deixar nos estudantes marcas emocionais que os ajudam a reconhecer sua capacidade de aprender ciência e torna o conteúdo mais facilmente compreensível e recordável.

Palavras-chave : Ludicidade; Jogos; Ensino de química; Psicologia histórico-cultural; Ensino superior.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )