SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3Barriers of educational practice in the use of information and communications technology"Math? I work first with the concrete": elements for educational history of pedagogical common sense author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

RODRIGUES, Paulo Henrique  and  CYRINO, Márcia Cristina de Costa Trindade. Aspectos da prática pedagógica considerados na elaboração de um caso multimídia para formação de professores que ensinam Matemática. Ciência educ. [online]. 2017, vol.23, n.3, pp.577-595. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320170030003.

Este artigo tem como objetivo discutir aspectos da prática pedagógica, considerados por um grupo de estudos e pesquisa na elaboração de um caso multimídia a ser utilizado na formação de professores que ensinam Matemática (FPEM). Foi realizada uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo, cuja análise das informações incidiu sobre as negociações de significados e reflexões compartilhadas pelos membros desse grupo, na elaboração de um caso multimídia, em três empreendimentos: discussão de artigo e elaboração de um framework, discussão de casos multimídia portugueses e estruturação do caso multimídia "Os colares". Para apresentação dos resultados, foi associado o conjunto de aspectos da prática pedagógica, mobilizados por tal grupo, no planejamento e na prática da professora protagonista do caso multimídia "Os colares". Esses aspectos revelam as expectativas do grupo de a exploração de casos multimídia, na FPEM, ser uma oportunidade de construção e desenvolvimento da identidade profissional de (futuros) professores que ensinam Matemática.

Keywords : Educação matemática; Formação de professores; Ensino de matemática; Prática pedagógica; Multimídia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )