SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3Aspects of pedagogical practice considered in the elaboration of a multimedia case for training of teachers who teach mathematicsThe reverberation of the environmental crisis: an archaeological analysis of the discourse of science teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

VALENTE, Wagner Rodrigues. "Matemática? Eu trabalho primeiro no concreto": elementos para a história do senso comum pedagógico. Ciência educ. [online]. 2017, vol.23, n.3, pp.597-611. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320170030004.

O texto analisa um dos elementos presentes na cultura escolar do ensino de matemática nos primeiros anos escolares. Trata-se do senso comum pedagógico que indica como forma correta da docência nesse nível de ensino "trabalhar primeiro no concreto". A análise é realizada por meio de um estudo histórico tendo em conta artigos publicados por revistas pedagógicas na última década do século XIX. São considerados autores que têm os seus estudos voltados para a chamada História Cultural. Como resultado, verifica-se que "trabalhar primeiro no concreto" é herança pedagógica vinda do movimento pelo ensino intuitivo, vaga internacional que se constituiu em verdadeira contracultura pedagógica nas últimas décadas do século retrasado. Tal herança é reelaborada e chega aos dias atuais sobretudo a partir do uso de materiais didático-pedagógicos para o ensino do sistema de numeração decimal.

Keywords : Ensino de matemática; História da educação matemática; Aritmética; Cultura escolar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )