SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Aspectos da prática pedagógica considerados na elaboração de um caso multimídia para formação de professores que ensinam MatemáticaO reverberar da crise ambiental: uma análise arqueológica dos discursos de professores de ciências índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

VALENTE, Wagner Rodrigues. "Matemática? Eu trabalho primeiro no concreto": elementos para a história do senso comum pedagógico. Ciência educ. [online]. 2017, vol.23, n.3, pp.597-611. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320170030004.

O texto analisa um dos elementos presentes na cultura escolar do ensino de matemática nos primeiros anos escolares. Trata-se do senso comum pedagógico que indica como forma correta da docência nesse nível de ensino "trabalhar primeiro no concreto". A análise é realizada por meio de um estudo histórico tendo em conta artigos publicados por revistas pedagógicas na última década do século XIX. São considerados autores que têm os seus estudos voltados para a chamada História Cultural. Como resultado, verifica-se que "trabalhar primeiro no concreto" é herança pedagógica vinda do movimento pelo ensino intuitivo, vaga internacional que se constituiu em verdadeira contracultura pedagógica nas últimas décadas do século retrasado. Tal herança é reelaborada e chega aos dias atuais sobretudo a partir do uso de materiais didático-pedagógicos para o ensino do sistema de numeração decimal.

Palavras-chave : Ensino de matemática; História da educação matemática; Aritmética; Cultura escolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )