SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3Environmental education and the cognitive and affective dimensions from the work with values: the production of meaningsScientific inquiry and transfers of meaning on food education in elementary school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

RODRIGUES, Diego Adaylano Monteiro  and  LEITE, Raquel Crosara Maia. Para além do espaço verde na escola: análise das concepções sobre educação ambiental vinculadas à proposta da Mostra de Educação Ambiental no Ceará. Ciência educ. [online]. 2017, vol.23, n.3, pp.643-657. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320170030007.

Neste trabalho, definimos como objetivo identificar e discutir as concepções sobre educação ambiental presentes na proposta da Mostra de Educação Ambiental da Rede Estadual de Ensino (MEA), no Ceará. Assumimos o paradigma qualitativo de investigação e realizamos entrevistas com organizadores do evento, que também são formadores ambientais responsáveis pela educação ambiental (EA) no Estado do Ceará. Após esta etapa, relacionamos os dados das entrevistas com a pesquisa documental sobre os editais do evento. Fundamentados pela Análise de Conteúdo, analisamos os temas, palavras e expressões que se aproximam ou se distanciam das perspectivas sobre EA descritas na literatura. Consideramos que a proposta da MEA apresenta diferentes perspectivas da EA, tais como inserções conservacionistas, científicas, resolutivas e críticas. Está presente no horizonte pedagógico deste evento a busca de projetos que fazem transformações sociais e curriculares.

Keywords : Educação ambiental; Concepções; Mostras ambientais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )