SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Educação ambiental e as dimensões cognitiva e afetiva do trabalho com valores: produzindo sentidosAtividades de investigação e a transferência de significados sobre o tema educação alimentar no ensino fundamental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

RODRIGUES, Diego Adaylano Monteiro  y  LEITE, Raquel Crosara Maia. Para além do espaço verde na escola: análise das concepções sobre educação ambiental vinculadas à proposta da Mostra de Educação Ambiental no Ceará. Ciência educ. [online]. 2017, vol.23, n.3, pp.643-657. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320170030007.

Neste trabalho, definimos como objetivo identificar e discutir as concepções sobre educação ambiental presentes na proposta da Mostra de Educação Ambiental da Rede Estadual de Ensino (MEA), no Ceará. Assumimos o paradigma qualitativo de investigação e realizamos entrevistas com organizadores do evento, que também são formadores ambientais responsáveis pela educação ambiental (EA) no Estado do Ceará. Após esta etapa, relacionamos os dados das entrevistas com a pesquisa documental sobre os editais do evento. Fundamentados pela Análise de Conteúdo, analisamos os temas, palavras e expressões que se aproximam ou se distanciam das perspectivas sobre EA descritas na literatura. Consideramos que a proposta da MEA apresenta diferentes perspectivas da EA, tais como inserções conservacionistas, científicas, resolutivas e críticas. Está presente no horizonte pedagógico deste evento a busca de projetos que fazem transformações sociais e curriculares.

Palabras clave : Educação ambiental; Concepções; Mostras ambientais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )