SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3Scientific inquiry and transfers of meaning on food education in elementary schoolTeachers of the municipal network education and knowledge about the school role in the formation of the eating habits of schoolchildren author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

SOLIA, Fabiana Scassiotti Fernandes  and  SILVA, Silvia Sidnéia da. Educação para saúde por meio de processos dialógicos e o autocuidado da pessoa surda. Ciência educ. [online]. 2017, vol.23, n.3, pp.677-689. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320170030009.

Estudo qualitativo que, por meio de uma pesquisa-ação, objetivou avaliar a efetividade dos processos dialógicos em Língua de Sinais, na educação para saúde, visando ao autocuidado de adolescentes surdos. Para a coleta de dados, realizaram-se entrevistas semiestruturadas, com cinco adolescentes surdos de um município do sul de Minas Gerais. A análise dos dados se deu por categorização em um diálogo com Paulo Freire. Os resultados apontaram a falta de autonomia e consciência das ações para o autocuidado. Na ação educativa, feita por meio das Rodas Dialógicas, constatou-se a motivação dos adolescentes surdos a (inter)agirem e refletirem sobre os significados da mudança no status e na prática de receptores a construtores de conhecimentos para o autocuidado. Concluindo, verificou-se a necessidade da mobilização na busca de novas práticas e fazeres visando à formação de cidadãos autônomos e responsáveis por sua saúde, considerando as peculiaridades linguísticas da pessoa surda.

Keywords : Educação para a saúde; Autocuidado; Surdez; Deficiência auditiva; Língua Brasileira de Sinais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )