SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Educação para saúde por meio de processos dialógicos e o autocuidado da pessoa surdaDiversos modos de pensar o conceito de substância química na história da ciência e sua visão relacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

ROCHA, Aline dos Santos  e  FACINA, Vanessa Barbosa. Professores da rede municipal de ensino e o conhecimento sobre o papel da escola na formação dos hábitos alimentares dos escolares. Ciência educ. [online]. 2017, vol.23, n.3, pp.691-706. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320170030010.

O presente estudo verificou o conhecimento dos professores do Ensino Fundamental I acerca do papel da escola na formação dos hábitos alimentares dos escolares. Estudo longitudinal, quali-quantitativo realizado em escolas públicas municipais na cidade de Amargosa, BA, que estiveram imersas em um Programa de Educação para o Trabalho para a Saúde (PET/Saúde) por um período de três meses. Utilizou-se um questionário estruturado abordando questões sobre nutrição e saúde. Verificou-se os acertos e erros obtidos antes e após a intervenção do programa. Participaram do estudo 14 professoras, com mediana de idade de 41 anos, sendo a maioria pedagoga. Verificou-se diferença significante na questão referente à importância da escola na formação de hábitos alimentares dos escolares (p=0,0425). Concluiu-se que os professores reconheceram o papel da escola na formação dos hábitos alimentares dos escolares e reconheceram-se como agentes fundamentais na promoção da alimentação saudável e da qualidade de vida no ambiente escolar.

Palavras-chave : Hábito alimentar; Ensino fundamental; Promoção da saúde; Nutrição; Alimentação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )