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Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

SILVA, João Roberto Ratis Tenório da. Diversos modos de pensar o conceito de substância química na história da ciência e sua visão relacional. Ciência educ. [online]. 2017, vol.23, n.3, pp.707-722. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320170030011.

O conceito de substância é considerado importante, pois serve de base para a aprendizagem de outros conteúdos. Em seu desenvolvimento histórico, encontram-se formas de falar relacionadas com modos de pensar, os quais foram organizados em cinco zonas de um perfil conceitual: generalista, essencialista (utilitarista/pragmática), substancialista, racionalista e relacional. Concepções da zona relacional são pouco discutidas em sala de aula. A discussão da visão relacional é importante, pois permite que alunos tenham consciência de certos comportamentos das substâncias. Assim, o objetivo deste artigo foi apresentar um breve relato do desenvolvimento histórico do conceito de substância química, contemplando as cinco zonas do perfil conceitual, destacando as concepções da zona relacional. Apontam-se diretrizes sobre a necessidade da ampla discussão deste conceito em sala de aula, além da necessidade de pesquisas sobre métodos de ensino que promovam tais discussões, levando em consideração, além da visão relacional, as ideias das demais zonas do perfil conceitual.

Palabras clave : Ensino de química; Substância química; Conceito.

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