SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Diversos modos de pensar o conceito de substância química na história da ciência e sua visão relacionalUma proposta metodológica para o estágio curricular supervisionado na EAD: articulações entre CEK e Grupo Cooperativo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

CANTO FILHO, Alberto Bastos do; LIMA, José Valdeni de  y  TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach. Mapas Conceituais de Projeto: uma ferramenta para projetar objetos de aprendizagem significativa. Ciência educ. [online]. 2017, vol.23, n.3, pp.723-740. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320170030012.

Este artigo apresenta uma metodologia de projeto de objetos de aprendizagem significativa chamada Projeto Baseado em Trajetórias de Aprendizagem (PBTA). Esta metodologia considera uma metáfora onde os conhecimentos prévios do estudante são pontos de partida, os objetivos educacionais são pontos de chegada e objetos de aprendizagem são estradas que conectam os pontos de partida aos pontos de chegada. Um tipo diferenciado de Mapa Conceitual chamado Mapa Conceitual de Projeto é utilizado como ferramenta de projeto para definir relações entre o conhecimento prévio do estudante e os objetivos educacionais. A base teórica inclui a Teoria da Aprendizagem Significativa e a Teoria da Carga Cognitiva. Estudos anteriormente realizados são citados como evidências da eficácia da metodologia proposta.

Palabras clave : Objeto de aprendizagem; Aprendizagem significativa; Mapa conceitual.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )