SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3Project Conceptual Maps: a tool for designing meaningful learning objectsValuing the Guarani-Kaiowá culture through space and time teaching author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

SILVA, Ana Paula Teixeira Bruno  and  BASTOS, Heloisa Flora Brasil Nóbrega. Uma proposta metodológica para o estágio curricular supervisionado na EAD: articulações entre CEK e Grupo Cooperativo. Ciência educ. [online]. 2017, vol.23, n.3, pp.741-757. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320170030013.

Este artigo analisa alguns resultados encontrados em uma pesquisa de doutorado referente a uma proposta metodológica para o estágio curricular supervisionado, na Educação a Distância. A pesquisa teve como base teórica a Teoria dos Construtos Pessoais de George Kelly, com ênfase no Ciclo da Experiência Kellyana (CEK), atrelado ao método da aprendizagem cooperativa. Neste artigo, além da proposta metodológica, temos como objetivo analisar as concepções de dois grupos de sujeitos, um integrado por representantes das parcerias entre universidade e escolas, acerca de aspectos que favorecem e/ou dificultam a atuação do estagiário no contexto escolar, e o outro, por licenciandos de Física, em relação à escolha da profissão “professor de Física” e aos aspectos que consideram mais relevantes na prática docente no Ensino Médio. Analisaremos também as contribuições da vivência do CEK e do trabalho com Grupo Cooperativo, para a formação inicial de professores, modalidade a distância.

Keywords : Ensino de física; Educação a distância; Formação inicial de professores; Estágio curricular; Teoria dos construtos pessoais; Aprendizagem cooperativa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )