SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Mapas Conceituais de Projeto: uma ferramenta para projetar objetos de aprendizagem significativaValorizando a cultura Guarani-kaiowá através do ensino do espaço e do tempo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

SILVA, Ana Paula Teixeira Bruno  y  BASTOS, Heloisa Flora Brasil Nóbrega. Uma proposta metodológica para o estágio curricular supervisionado na EAD: articulações entre CEK e Grupo Cooperativo. Ciência educ. [online]. 2017, vol.23, n.3, pp.741-757. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320170030013.

Este artigo analisa alguns resultados encontrados em uma pesquisa de doutorado referente a uma proposta metodológica para o estágio curricular supervisionado, na Educação a Distância. A pesquisa teve como base teórica a Teoria dos Construtos Pessoais de George Kelly, com ênfase no Ciclo da Experiência Kellyana (CEK), atrelado ao método da aprendizagem cooperativa. Neste artigo, além da proposta metodológica, temos como objetivo analisar as concepções de dois grupos de sujeitos, um integrado por representantes das parcerias entre universidade e escolas, acerca de aspectos que favorecem e/ou dificultam a atuação do estagiário no contexto escolar, e o outro, por licenciandos de Física, em relação à escolha da profissão “professor de Física” e aos aspectos que consideram mais relevantes na prática docente no Ensino Médio. Analisaremos também as contribuições da vivência do CEK e do trabalho com Grupo Cooperativo, para a formação inicial de professores, modalidade a distância.

Palabras clave : Ensino de física; Educação a distância; Formação inicial de professores; Estágio curricular; Teoria dos construtos pessoais; Aprendizagem cooperativa.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )