SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Uma proposta metodológica para o estágio curricular supervisionado na EAD: articulações entre CEK e Grupo CooperativoAtividades investigativas na formação de professores de ciências: uma aula de campo na Formação Barreiras de Marataízes, ES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

OLIVEIRA, Rosemeire Aparecida Nunes  e  FERREIRA, Fernando Cesar. Valorizando a cultura Guarani-kaiowá através do ensino do espaço e do tempo. Ciência educ. [online]. 2017, vol.23, n.3, pp.759-774. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320170030014.

Este trabalho apresenta os resultados de uma intervenção didática, realizada por uma professora de física, envolvendo os conceitos de tempo e espaço para alunos indígenas de uma aldeia em Mato Grosso do Sul. Trata-se de pesquisa qualitativa de caráter exploratório. O corpus de análise é formado por dois conjuntos de dados: pré-teste envolvendo a noção de espaço e tempo dos alunos indígenas, e uma atividade sobre estratégias de medição de tempo e espaço. A coleta de dados foi feita durante as aulas de física para uma turma de 13 alunos, com idades variando entre 18 e 29 anos. Foi possível observar que medições de espaço e tempo através de estratégias tradicionais ainda estão presentes, apesar de muitos indígenas não valorizarem estes conhecimentos. Todo conhecimento tradicional que possa ser trazido para reflexão na escola, junto com o conhecimento científico, contribui para uma compreensão ampliada e ressignificada desses conhecimentos para os alunos indígenas.

Palavras-chave : Educação indígena; Ensino de física; Conhecimento tradicional indígena.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )