SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Atividades investigativas na formação de professores de ciências: uma aula de campo na Formação Barreiras de Marataízes, ES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

COELHO, Franciele Braz de Oliveira. Análise de currículos de ciências à luz da teoria de Bernstein. Ciência educ. [online]. 2017, vol.23, n.3, pp.795-808. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320170030016.

Esse estudo apresenta uma revisão bibliográfica feita em periódicos da área de Educação, sobre pesquisas que analisaram currículos de Ciências da Natureza com embasamento teórico dos pressupostos sociológicos de Bernstein. Os resultados apontam que pesquisas com esse enfoque vêm sendo desenvolvidas principalmente em Portugal, pelo grupo de Estudos Sociológicos de Sala de Aula (ESSA), da Universidade de Lisboa. Também se verifica que boa parte dos estudos foram desenvolvidos a partir de análises de currículos de Ciências da Educação Básica. A revisão desses estudos mostra que o conceito de recontextualização foi o mais presente nas publicações, em que o discurso pedagógico oficial é analisado em relação ao discurso pedagógico de reprodução dos materiais didáticos, da prática docente e da relação entre a escola e a comunidade. As pesquisas apontam a diminuição da complexidade dos conhecimentos científicos e das competências investigativas no processo de recontextualização.

Palavras-chave : Revisão bibliográfica; Discurso pedagógico; Basil Bernstein; Currículo; Ensino de ciências.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )