SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue4Reflections on teachers' educations in a science center: trajectory, conceptions and formative practicesTeachers' education in Mathematical Modeling in an Educational Development Program of Paraná, EDP author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

PEREIRA, Beatriz de Oliveira  and  VALLE, Mariana Guelero do. O discurso museológico e suas tipologias em um museu de história natural. Ciência educ. [online]. 2017, vol.23, n.4, pp.835-849. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320170040004.

Cresce cada vez mais o interesse de se investigar como ocorre o ensino nos museus e sua contribuição para a divulgação científica devido à sua grande popularidade e seu papel social, cultural e científico. Os museus apresentam um discurso próprio, denominado museológico, que é constituído pelos diversos elementos presentes em suas exposições, com os quais os visitantes podem interagir de alguma maneira. Ao se analisar o discurso museológico presente em uma exposição paleontológica, concluiu-se que esta é basicamente contemplativa e observou-se uma predominância do discurso autoritário nos textos expostos, tal qual como acontece no discurso pedagógico. Refletir sobre as exposições museológicas e a quem se destinam, fazendo-se adequações ao seu público, é uma maneira de favorecer um aprendizado crítico em que uso de objetos interativos e textos reflexivos seriam facilitadores desse processo de construção de significados pelo próprio visitante.

Keywords : Museu; Exposição; Divulgação científica; Educação não formal; Discurso.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )