SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número4Reflexões sobre experiências de formação continuada de professores em um centro de ciências: trajetória, concepções e práticas formativasFormação de professores em Modelagem Matemática no contexto do Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná, PDE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

PEREIRA, Beatriz de Oliveira  e  VALLE, Mariana Guelero do. O discurso museológico e suas tipologias em um museu de história natural. Ciência educ. [online]. 2017, vol.23, n.4, pp.835-849. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320170040004.

Cresce cada vez mais o interesse de se investigar como ocorre o ensino nos museus e sua contribuição para a divulgação científica devido à sua grande popularidade e seu papel social, cultural e científico. Os museus apresentam um discurso próprio, denominado museológico, que é constituído pelos diversos elementos presentes em suas exposições, com os quais os visitantes podem interagir de alguma maneira. Ao se analisar o discurso museológico presente em uma exposição paleontológica, concluiu-se que esta é basicamente contemplativa e observou-se uma predominância do discurso autoritário nos textos expostos, tal qual como acontece no discurso pedagógico. Refletir sobre as exposições museológicas e a quem se destinam, fazendo-se adequações ao seu público, é uma maneira de favorecer um aprendizado crítico em que uso de objetos interativos e textos reflexivos seriam facilitadores desse processo de construção de significados pelo próprio visitante.

Palavras-chave : Museu; Exposição; Divulgação científica; Educação não formal; Discurso.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )