SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue4The museological discourse and its typologies in a natural history museumFormation of concepts in Geometry and Algebra by a student with visual disability author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

TAMBARUSSI, Carla Melli  and  KLUBER, Tiago Emanuel. Formação de professores em Modelagem Matemática no contexto do Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná, PDE. Ciência educ. [online]. 2017, vol.23, n.4, pp.851-866. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320170040007.

Este artigo busca apresentar e discutir reflexões sobre o fenômeno formação de professores em modelagem a partir de professores egressos do PDE. Tais reflexões se constituíram na interpretação dos dados (depoimento e observação das aulas) de oito professores que participaram do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) do Estado do Paraná e que utilizaram a Modelagem Matemática em seus projetos de implementação. Essas reflexões apontam para fragilidades com que as formações têm sido desenvolvidas, bem como para aspectos tidos como fundamentais na formação de professores, mas, que precisam ser questionados: "uma formação adequada exige um tempo maior"; "uma formação que envolva a prática pedagógica garante mudanças em sala de aula". Assim, diferentes reflexões se mostram significativas para que a formação de professores em Modelagem possa avançar e contribuir para a sua permanência em âmbito educacional.

Keywords : Formação continuada de professores; Educação matemática; Fenomenologia; Programa de desenvolvimento educacional; Modelagem matemática.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )