SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número4O discurso museológico e suas tipologias em um museu de história naturalFormação de conceitos em Geometria e Álgebra por estudante com deficiência visual índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

TAMBARUSSI, Carla Melli  y  KLUBER, Tiago Emanuel. Formação de professores em Modelagem Matemática no contexto do Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná, PDE. Ciência educ. [online]. 2017, vol.23, n.4, pp.851-866. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320170040007.

Este artigo busca apresentar e discutir reflexões sobre o fenômeno formação de professores em modelagem a partir de professores egressos do PDE. Tais reflexões se constituíram na interpretação dos dados (depoimento e observação das aulas) de oito professores que participaram do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) do Estado do Paraná e que utilizaram a Modelagem Matemática em seus projetos de implementação. Essas reflexões apontam para fragilidades com que as formações têm sido desenvolvidas, bem como para aspectos tidos como fundamentais na formação de professores, mas, que precisam ser questionados: "uma formação adequada exige um tempo maior"; "uma formação que envolva a prática pedagógica garante mudanças em sala de aula". Assim, diferentes reflexões se mostram significativas para que a formação de professores em Modelagem possa avançar e contribuir para a sua permanência em âmbito educacional.

Palabras clave : Formação continuada de professores; Educação matemática; Fenomenologia; Programa de desenvolvimento educacional; Modelagem matemática.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )