SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue4Formation of concepts in Geometry and Algebra by a student with visual disabilityTeaching mathematics from the perspective of Mathematics as a discourse author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

OLIVEIRA, Gerson Pastre  and  FONSECA, Rubens Vilhena. A teoria dos números na formação de professores de matemática: (in)compreensões acerca da primalidade e do teorema fundamental da Aritmética. Ciência educ. [online]. 2017, vol.23, n.4, pp.881-898. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320170040015.

Este artigo aborda as formas pelas quais um grupo de licenciandos em Matemática compreendem alguns conceitos da Teoria dos Números, entre os quais o de números primos e o teorema fundamental da aritmética. Por meio de uma abordagem qualitativa, foram recolhidas respostas de dez sujeitos a duas questões, que foram analisadas à luz do conceito de transparência/opacidade das representações numéricas, para verificar se haveria coerência entre os conceitos enunciados nas respostas em relação ao problema que deveria ser resolvido. Assim, o texto evidencia estratégias usadas pelos participantes da investigação, relacionadas às questões que envolvem a primalidade dos números naturais, bem como a importância do conhecimento formal da teoria dos números por parte dos professores de Matemática em formação. Além disso, surgiram elementos que indicam que o apelo à intuição, nem sempre correto, e às soluções prescritivas ocorreram consideravelmente, tanto no contexto pesquisado como nos trabalhos empregados como referências teóricas.

Keywords : Representações numéricas; Números primos; Educação matemática; Teoria dos números; Teorema fundamental da aritmética.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )