SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número4Formação de conceitos em Geometria e Álgebra por estudante com deficiência visualEnsino de matemática na perspectiva da matemática como um discurso índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

OLIVEIRA, Gerson Pastre  y  FONSECA, Rubens Vilhena. A teoria dos números na formação de professores de matemática: (in)compreensões acerca da primalidade e do teorema fundamental da Aritmética. Ciência educ. [online]. 2017, vol.23, n.4, pp.881-898. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320170040015.

Este artigo aborda as formas pelas quais um grupo de licenciandos em Matemática compreendem alguns conceitos da Teoria dos Números, entre os quais o de números primos e o teorema fundamental da aritmética. Por meio de uma abordagem qualitativa, foram recolhidas respostas de dez sujeitos a duas questões, que foram analisadas à luz do conceito de transparência/opacidade das representações numéricas, para verificar se haveria coerência entre os conceitos enunciados nas respostas em relação ao problema que deveria ser resolvido. Assim, o texto evidencia estratégias usadas pelos participantes da investigação, relacionadas às questões que envolvem a primalidade dos números naturais, bem como a importância do conhecimento formal da teoria dos números por parte dos professores de Matemática em formação. Além disso, surgiram elementos que indicam que o apelo à intuição, nem sempre correto, e às soluções prescritivas ocorreram consideravelmente, tanto no contexto pesquisado como nos trabalhos empregados como referências teóricas.

Palabras clave : Representações numéricas; Números primos; Educação matemática; Teoria dos números; Teorema fundamental da aritmética.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )