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Ciência & Educação
versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X
Resumen
RIPARDO, Ronaldo Barros. Ensino de matemática na perspectiva da matemática como um discurso. Ciência educ. [online]. 2017, vol.23, n.4, pp.899-915. ISSN 1980-850X. https://doi.org/10.1590/1516-731320170040014.
A discussão tecida neste artigo parte do pressuposto teórico de Sfard em considerar a matemática como um discurso, que se caracteriza pelo uso de palavras, mediadores visuais, narrativas endossadas e rotinas. Narrativas endossadas são tomadas como uma categoria similar à discussão de Marcuschi no que concerne ao texto, considerado, grosso modo, como uma realização sociodiscursiva por meio de gêneros de texto. Assim, o objetivo deste texto é discutir o ensino do discurso matemático a luz dos pressupostos teóricos da linguística textual para o ensino de gêneros de texto. Tomando por base o modelo de sequência didática proposto por Dolz, Noverraz e Schneuwly, apresenta-se uma arquitetura geral como proposta de sequência didática para o ensino do discurso matemático escolar tendo como perspectiva o desenvolvimento de uma rotina de exploração, entendida como uma ação que leva à produção de um fato/teoria matemática.
Palabras clave : Discurso matemático; Gêneros textuais; Sequências didáticas; Discurso.