SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número4A teoria dos números na formação de professores de matemática: (in)compreensões acerca da primalidade e do teorema fundamental da AritméticaNúmero e grandeza: discutindo sobre a noção de medida por meio de um instrumento matemático do século XVI índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

RIPARDO, Ronaldo Barros. Ensino de matemática na perspectiva da matemática como um discurso. Ciência educ. [online]. 2017, vol.23, n.4, pp.899-915. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320170040014.

A discussão tecida neste artigo parte do pressuposto teórico de Sfard em considerar a matemática como um discurso, que se caracteriza pelo uso de palavras, mediadores visuais, narrativas endossadas e rotinas. Narrativas endossadas são tomadas como uma categoria similar à discussão de Marcuschi no que concerne ao texto, considerado, grosso modo, como uma realização sociodiscursiva por meio de gêneros de texto. Assim, o objetivo deste texto é discutir o ensino do discurso matemático a luz dos pressupostos teóricos da linguística textual para o ensino de gêneros de texto. Tomando por base o modelo de sequência didática proposto por Dolz, Noverraz e Schneuwly, apresenta-se uma arquitetura geral como proposta de sequência didática para o ensino do discurso matemático escolar tendo como perspectiva o desenvolvimento de uma rotina de exploração, entendida como uma ação que leva à produção de um fato/teoria matemática.

Palavras-chave : Discurso matemático; Gêneros textuais; Sequências didáticas; Discurso.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )