SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número4Ensino de matemática na perspectiva da matemática como um discursoInvestigação científica para o 1º ano do ensino fundamental: uma articulação entre falas e representações gráficas dos alunos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

SAITO, Fumikazu. Número e grandeza: discutindo sobre a noção de medida por meio de um instrumento matemático do século XVI. Ciência educ. [online]. 2017, vol.23, n.4, pp.917-940. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320170040012.

Este trabalho apresenta alguns resultados de uma investigação que procurou valorizar condicionantes manipulativos no processo da construção do conhecimento por meio do manuseio de um instrumento matemático do século XVI. A investigação teve por base uma situação-problema elaborada a partir de questões de ordem epistemológica e matemática que emergiram da construção de uma interface entre história e ensino de matemática. O manuseio deste instrumento desencadeou uma série de ações que propiciaram aos professores refletirem e discutirem sobre as noções de grandeza, número e medida. A análise dos resultados sugere que existe uma lacuna de ordem epistemológica entre o observador que mede, o instrumento que medeia, e o ente medido. Lacuna esta que compromete a adequada compreensão do significado próprio de medida e das relações entre número e grandeza no processo de mensuração.

Palavras-chave : Ensino de matemática; Número; Medida; Grandeza; Instrumentos matemáticos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )